Queixas meo

MEO – É um roubo mas é legal

Sou cliente Meo há alguns anos (nº 1286802830). Tenho subscrito o pacote MEO Total 24.

Nas últimas semanas vinha verificando uma degradação da qualidade do serviço, com interrupções do serviço, especialmente durante a noite.

Até que no passado fim-de-semana o serviço esteve completamente inoperacional entre as 19 e as 2-3 da manhã.

Depois de contactar dezenas de vezes o número de Serviço ao Cliente, de fazer reclamações telefónicas, por e-mail e via formulário online para vários serviços a situação é a seguinte:

– A minha linha está limitada desde o início ao máximo de 12Mbps. No entanto o pacote que pago há vários meses indica velocidade máxima de 24Mbps;

– Os vários técnicos contactados não conseguem chegar a um acordo, desdissem uns aos outros, para uns a linha é óptima para outros a infraestrutura instalada pela empresa não aguenta o número de clientes nela “pendurada” pelo que o serviço tem de se degradar;

– A solução que me propoem é baixar a velociade ainda mais para 8 Mbps de máximo, que chegam a ser 150kbps no período de mais afluência;

– Quanto ao tarifário cobrado é tudo legal, cobram 24 mas fornecem o máximo que podem. Sugerem baixar para o pacote de 15Mbps e ficar usufruir de um máximo de 8Mbps mas, mesmo assim, prolongando o período de fidelização!! Ou seja, “sabemos que estamos a roubar os clientes mas é um roubo legal. Quem quiser ser roubado um pouco menos tem de nos deixar roubar durante mais tempo!”

Grande empresa e grande serviço!

– A situação chegou a um ponto em que os funcionários chegam a debitar pérolas como:

“Para que é que precisa de canais HD? Não lhe bastam os outros?” ou, quando interrogados como podiam cobrar um tarifário superior ao serviço fornecido respondem com: “Sabe que há clientes que nunca se queixaram?”.

Já contactei a provedoria do cliente que, cinco minutos depois de o último técnico ter saído aqui de casa afirmando que não podia fazer nada porque a linha não tinha condições, me ligou afirmando que o técnico já tinha resolvido a situação!

Depois de reafirmar que os problemas se mantinham a resposta da provedoria é que não pode fazer nada. Era um roubo mas um roubo legal.

Com provedorias destas dá gosto ser cliente!

PT-Comunicações é uma Fraude!!!

Eu, cliente PT nº 1116724794, venho explanar uma situação lamentável por parte da empresa PT-Comunicações.

No dia 16-05-2012, procedi ao envio de uma reclamação via fax, reclamando um valor de €12,52 que diz respeito a chamadas efectuadas fora da rede PT que foram pagas a fim de reportar uma avaria total dos serviços contratados. Foram necessários vários contactos uma vez que a equipa técnica no local não foi capaz de solucionar o problema, remetendo para uma equipa especializada.

O objectivo da reclamação enviada era ser creditado do valor gasto na tentativa de ver resolvido o problema. Todos os meses pago a totalidade da mensalidade, desta forma faz sentido que o operador ofereça o serviço ao cliente da mesma forma.

Decorridos 12 dias, informa a PT que não tenho razão e que não tenho dinheiro ao valor reportado uma vez que a avaria ficou resolvida dentro dos prazos previstos, acrescenta ainda que os tarifários das chamadas são regulados pela ANACOM!!!

Esta resposta não faz qualquer sentido, uma vez que o problema não se prende com os tempos de resolução, nem com quem regula ou não as chamadas, mas sim com a impossibilidade de reportar a avaria a partir do meu telefone PT onde aí sim não teria qualquer custo para mim! Não tendo serviço não me resta outra alternativa se não reporta-la a partir de outro ISP que esteja ao meu alcance.

Adianta-se ainda que todo este problema foi criado pelos técnicos da PT, onde tudo teve início numa intervenção a um inclino do edifício (Piso 0), onde nesta intervenção fui eu vítima do mau serviço dos técnicos que trocaram a minha fibra de porto, mais tarde, outra equipa na tentativa de resolução do meu problema mas sem sucesso, os técnicos partiram a fibra do inclino do 3º piso, onde este ficou também sem serviço vários dias…uma autêntica vergonha, estes senhores nem se dignam a analisar as questões reportadas, pois se tal acontecesse iriam aperceber-se das variadas situações adversas em datas idênticas no mesmo edifício…! Mais parece um filme, mas infelizmente é verdade e demonstra a má prestação desta instituição no mercado das telecomunicações.

Torno esta situação publica para dar a conhecer o mau serviço e funcionamento prestado por esta entidade que não respeita, burla e engana os seus clientes. Esta instituição actualmente nem dispõe de formas alternativas à reclamação, uma vez que os poucos acessos que tinha não se encontram operacionais, o email que existia (16200@telecom.pt) foi encerrado, a submissão dos pedidos via PTCliente não funciona. Deixo exemplos claros e evidentes destas situações:

Email:
http://img262.imageshack.us/img262/9204/erroemail.png

Plataforma PTCliente:
http://img442.imageshack.us/img442/8631/erroptcliente.png

Estas situações quando reportadas telefonicamente são negadas pelos colaboradores – supervisores, afirmando que tudo se encontra operacional.

Estes exemplos representam a burla continuada por parte desta instituição.

Será enviada reclamação detalhada para o Provedor do Cliente, Anacom e Deco relatando os abusos evidentes desta reclamação entre outros.

Não vou desistir do valor a que tenho direito, pois não me cabe a mim suportar despesas que dizem respeito ao prestador de serviços – PT Comunicações. Como cliente conheço os meus deveres e direitos e este não me cabe a mim suportar.

Sem mais de momento,

Bruno Ferreira.

Alerta aos clientes MEO

Verifiquem as vossas faturas todos os meses e reclamem a ANACOM

Jose Manuel Cruz Sou cliente Meo com o numero 1267802902 associado ao numero 284601772, que mais uma vez estou a utilizar este espaço para fazer nova reclamaçao.

Aderi a este serviço meo de uma migraçao de outra linha telefonica que tinha, no dia 17/10/2011 foi entao feita a instalaçao do serviço.

… Nessa altura existia para todos os novos clientes, embora em letras muito pequeninas, como sempre para o portuguesinho que anda com os olhos fechados, que a campanha se relacionava com um desconto na mensalidade que tinha validade ate 31 de dezembro de 2011

Entao a minha adesao foi para um serviço chamado pelos senhores, de meo total 12 que tudo correu bem na fatura de outubro e na fatura de novembro

Chegada a fatura de dezembro, entao tenho uma nova surpresa deste belo serviço, ja nao existe o desconto que tamto apreguavam nas tvs, nos papelinhos que metem em todas a caixas de correio, enfim, por todo o lado, a que so posso chamar a isto PUBLICIDADE ENGANOSA, espero que a ANACOM tenha mao nisto porque senao muitos coitadinhos estao a ser comidos e bem comigos por este monopolio

Como se nao bastasse, segundo o contrato que fiz, era para o serviço meo total 12, mas com muita gentileza dos serviços, sem fazerem qualquer contacto comigo e sem questionarem nada, passaram-me entao para um novo serviço que ja vem discriminado nessa nova fatura de dezembro chamado o serviço de meo total 15, quer isto dizer que os senhores cortam o queijo a vontade que querem.

Contactei entao o serviço de faturaçao, e pouco me adiantaram sobre o desconto, aconcelhando-me a falar com a minha gestora de negocios da pt, sim porque se os meus amigos nao sabem, eu sou uma pessoa muito importante e tenho uma gestora, isto passou-se ontem pela tarde e ate a presente hora nem o recibo de leitura do email recebi.

Simplesmente fiquei ilucidado com a explicaçao do senhor da faturaçao que a mudança do serviço de meo total 12 para meo total 15, foi um melhoramento em questao de serviço relacionado com velocidade de internet, etc etc.

Pois realmente sendo esta a explicaçao, temos entao toda a explicaçao para a porcaria de serviço que tenho se perderem 1 minuto a procurar neste mesmo Mural do Serviço Meo uma queixa referente a este pessimo serviço.

Meus amigos tenham os olhos bem abertos e consultem todas as faturas que recebem, em comparem-nas com as anteriopres e com as campanhas enganosas que estao a ser praticadas na altura que voces fazem os contratos.

Nao tenham medo de denunciar estes casos.

Agradeço contactos clientes com casos semelhantes, pois so todos juntos podemos por os pontos nos iiiiiis

Cumprimentos

Jose Manuel Tome da Cruz

MEO nao por favor

Serviço MEO, que cambada de incompetentes que é este serviço, para alem das inúmeras reclamações feitas a este serviço por falhas constantes no seu fornecimento de serviços que tenho contratado com estes senhores, ja vai para 3 meses, sim 3 meses, que tenho o acesso a minha area de clientes onde posso configurar os emails, contas voip, verificar trafego, paginas de heb pessoais etc.
Ainda conseguem fazer publicidade enganosa, indicando aos clientes que teem acesso a este serviço!

Ja tenho uma reclamaçao feita a ANACOM e recomento que todos aqueles que forem vitimas de semelhante situaçao a reportem a esta entidade!!!

· · 27 de Dezembro de 2011 às 16:51 ·
Meo – O comando é meu Boa tarde Jose Cruz, necessitamos dos seus dados para analisar a situação que nos relata. Envie-nos os seus dados de cliente e um numero de contacto por email para luis-oliveira-cc@telecom.pt
Até breve,
Luis Oliveira
Serviço ao cliente

27 de Dezembro de 2011 às 17:00 ·
.Meo – O comando é meu Caro Jose Manuel Cruz.
Relembramos que sem os dados solicitados ficamos impossibilitados de ajudar.
Votos de Boas Festas,
Maria Santos
Serviço ao Cliente

30 de Dezembro de 2011 às 15:22 ·
.Jose Manuel Cruz muito boa tarde, entao fica em publico que facilmente podem consultar toda a informaçao das contas associadas aos numeros 284601772 e 284602919, agora depois de comunicar novamente para a minha gestora, foi perciso ser eu a perguntar, trans…mitiu-me que existiram mudanças, agora a desculpa é o meo goo, inventem mais nomes que eu gosto, so nao sei é quando resolvem o meu problema, porque segundo me foi transmitido, sou cliente empresarial, e como de costume, esta porcaria de serviços mete sempre a carroça a frente dos bois, antes de primeiro analizarem as coisas e verem que teem o suporte feito.Ver mais

so assim podemos ver a incompetencia que existe, aguardo entao uma soluçao, mas nao se esqueçam dos meses que ja passaram!
Ja agora o meu email é : electrocruz@sapo.pt

Referente a 284601772 a instalaçao foi efectuada a 17/10/2011 pelas 14horas

Primeira avaria detectada “com toda a certeza existiram outras anteriormente” 07/12/2011 as 10.30 fiquei sem net e tv, contactei a d catia fialho as 11.40h fez-se despistes e mais despistes, acabou o router por sincronizar durante a tarde, quando o tecnico chegou ao local ja tudo estava a funcionar, nada tecnico foi feito
‎1-12165291172 registo da 1 reclamaçao e avaria

As 18.12h do mesmo dia, gentilmente me foin contactado do suporte tecnico a informar que se tratava realmente de uma avaria na zona! onde eu ja tinha dado essa informaçao porque mais vizinhos meus estavam com o mesmo problema, so que e dificil reconhecerem que a falha e do serviço MEO como de costume

‎14/12/2011 as 22h volta a falhar a net e tv onde so contacto os serviços no dia 15/12/2011 as 9.50 onde ficou o registo de avaria 1-12338320334

‎20/12/2011 falha o serviço as 12h, no entanto nao foi reportado porque voltou a sincronizar alguns minutos, bastantes, depois

‎24/12/2011 as 12.30 volto a ficar sem net e tv mais uma vez mais algum tempo, voltei a nao reportar a avaria porque volta a sincronizar

‎2/1/2012 novo ano e novamente a porra das avarias, novamente sem net e sem tv das 12 horas ate as 17 horas, nao reportei porque nao estava no local e quem estava nao entendia do assunto.

‎03/01/2012 as 11.20horas foi quando detetei volto a ficar sem net e tv ficando o router descicronizado, contactei os serviços as 11.40horas reportando que nao pretendo efectuar mais despistes, porque eu estou a pagar o serviço para estar minimanete a funcionar, nao e para estar constantemente a telefonar por avarias e depois andar a ligar e a desligar daqui e dali, nao estou a ser pago para isso e anida estou a perder tempo e prejuisos fala falha do serviço, que mais uma vez repito, PAGO POR DEBITO DIRETO. pedi a operadora que mandasse uma equipa tecnica para o terreno para ver a situaçao, onde a mesma me recusou esse serviço porque no momento que estava a falar com a operadora o serviço ja estava reposto sem que ninguem fizesse algo. solicitei entao para falar com o supervisor, onde por motivos de estar ocupado “a resposta que me foi dada” . fiquei entao a aguardar, no entanto e poucos minutos depois, fiquei novamente sem net, volto a contactar o serviço as 11.50horas, onde me indicam que ja nao podem fazer nada porque ja tenho uma reclamaçao aberta ( 1-12639178438 ) e entertanto na altura que contactava a operadora voltou entao o router a sinconizar.
Mais tarde sou entao contactado pelo supervisor, julgo eu, pelas 14.49horas onde falamos e mais uma vez pedi que defenitivamente resolvessem este problema que ja se torna chato, bastante chato, onde mais uma vez reportei que nao irei fazer mais despistes com ninguem e tem que vir uma equipa tecnica ao terreno resolver a situaçao. masi tarde as 16.42horas sou entao contactado pelo tecnico a informar que se ira deslocar ao local na manha de 04/01/2012, esperemos que venha fazer alguma coisa, porque se for so para me cumprimentar porque o serviço esta com os debitos bons, entao andamos a brincar com a merd…. e esta coisa esta a custarme muitos €€€€€ e muitas chatisses. AGUARDEMOS ENTAO O DESFECHO

Agradeço a todos lesados nestes serviços que colaborem comigo!

Obrigado a este espaço por mais uma vez poder utilizalo a por em publico incumprimentos de serviços

Instalação inacabada da Meo

Fiz um contrato com a Meo Fibra TV em Outubro de 2011, em seguimento do qual fui contactada via sms em 21/10/2011 e em 03/11/2011 para confirmação de instalação no dia seguinte.

Mas a coisa correu mal, alem de ser contactada pelo técnico de instalação a dizer que tinha que se despachar a fazer o serviço porque saia às 18.30h. Não obstante começou a instalação que ficou a meio por falta de material e por falta de ligação do sinal Meo Fibra do meu prédio.

Comprometeu-se então a voltar no dia seguinte ou seja sábado (hoje) para terminar o serviço, tentei contactar o técnico da instalação mas foi em vão, alem de não me atender ainda por cima contactei os serviços de apoio ao cliente e nem resposta me deram.

Não sei quando terminam a instalação nem quando fazem a ligação do serviço, pois até ao momento ninguem se dignou de dizer o que quer que seja.

É este tipo de profissionais que temos a dar a cara pelas empresas deste país??

Que raio de empresa de instalações contratou a PT??? será que é assim que querem manter os clientes fidelizados?? Não me parece, com este tipo de parcerias PT e instaladores não sei como ainda tem clientes.

Comercial da MEO Tiago Batista

Esta história é bastante corrente mas eu passo a citar: No dia 31 de Março de 2011 fui contactado na minha residência por um angariador de clientes da MEO, que me prometeu mundos e fundos desde a box ate um telefone para minha casa.

Até à altura da box tudo correu bem, mas o problema veio depois! Fartei me contactar o dito comercial para saber quando me seria entregue o telefone; disse-me que estavam esgotados mas para eu preencher um documento afim de o autorizar a fazer o levantamento do mesmo, como assim o fiz ate a data, nada.

Contactei o serviço onde fui informado que não tinha direito ao equipamento, como tal eu disse se era assim não deveriam ter dito que colocavam o telefone em casa pois acho que me venderam gato por lebre, mais tarde o operador desta empresa contactou-me a dizer que já tinham autorização da entrega do equipamento. Contactei o dito senhor Tiago Batista, foi o caos pois achou muito mal eu ter contactado o serviço, e como tal depois de uma acessa discussão o senhor acabou por me mandar para a c…. da minha mãe.

queixas meo

Meu amigos tenham cuidado ao fazer este tipo de contratos pois poderá acontecer o mesmo que me aconteceu a mim o senhor em questão chama-se Tiago Batista é um bom impostor.

By: JOAO

MEO – Redução de serviço conduz a desistencia

Boa tarde, no dia 21 Setembro de 2010 foi-me instalado o serviço MEO Surf 20, satisfazendo deste modo a PT o meu desejo de ter um pacote aliciante de canais entre os quais alguns em HD, e uma velocidade de internet satisfatoria (a rondar os 10MB/s).

Nesse dia o serviço que subscrevi foi instalado e ficou a funcionar em pleno.

Dia 18 de Fevereiro deste ano começaram os problemas:

– desligaram-me pura e simplesmente o sinal (nem TV nem Net) sem qualquer tipo de informação;

– contactei inumeras vezes o apoio ao cliente e no dia 20 FEV domingo, o tecnico foi lá casa e apos varias viagens para trás e para a frente, repôs o serviço inicial (SURF 20) informando-me que alguem menos ético teria utilizado a minha ligação para outro efeito. Certo é que a situação ficou reposta;

– passados 4 ou 5 dias, cortaram-me novamente o sinal, e aí, já após novos contactos e visita de um outro tecnico (curiosamente o tecnico da instalação inicial – que me garantiu ter uma ligação na casa dos 12 Mb/s), fui informado que “o cabo estava partido” a 5m da entrada no prédio, e que mesmo após intervenção da equipa de cabos, nunca iria a linha “recuperar da quebra“, e que ficaria irremediávelmente afectada em 4 mb/s) ou seja, após várias tentativas para que me fosse “devolvida” a linha inicial, e reposto o serviço MEO – SURF 20 no qual me teria fidelizado, fui informado que não seria possivel fornecerem além de 8Mb/s;

– isto resultou na perda dos Canais em HD e, tendo as duas Boxes ligadas, numa velocidade medíocre de internet (cerca de 1,5Mb/s);

– posto isto (e estando os Senhores da PT perfeitamente conhecedores dos meus argumentos através de inumeras cartas e fax que enviei relativamente a este processo) e numa atitude arrogante e prepotente, apresentam-me como solução a redução do Pacote para um plano inferior, repor a situação inicial é que já não seria possivel (vá-se lá saber quem ficou com a minha linha);
queixas meo

Mal comparado, é a mesma coisa que eu fazer um leasing a dois anos de uma determinada viatura desportiva (que até correspondia às minhas pretenções) e passados dois meses me tiram o carro e me colocam um automovel muito inferior ao inicial, e no fim me dizem: “não se preocupe! nós baixamos o preço!!”

Pois, se eu contratei 2 anos por um determinado serviço e o Fornecedor não cumpriu, vi-me obrigado a dirigir-me a uma loja PT (Dolce Vita Tejo) no dia 1 de Março de 2011 afim de devolver todo o equipamento, explicando a situação.

O funcionário compreendeu os meus motivos, e deu-me razão, e nem sequer falou da questão da fidelização. Supostamente estaria resolvida esta situação.

Não posso aceitar que me tenham entretanto enviado uma factura de 750,00 EUROS referentes a indemnização pelo periodo de fidelização, o qual não me vejo obrigado a respeitar, por incumprimento/ruptura de fornecimento do serviço inicial, argumentando a PT que é alheia aos factos.

Pois se a PT é alheia, pergunto: quem é que é responsável pela troca de linha; pela perda de velocidade de sinal, pela deterioração do serviço inicial (SURF 20 que se tornou num BODY BOARD 5)?????

A imagem e sensação que tenho e que fiquei é esta: Angariam o cliente com o pacote que ele quer, passados 5 meses baixam a qualidade, e querem obrigar o cliente a permanecer mal servido! Senão toma lá 750 euros (para pagar claro!!)

Esclareçam-me pff!!! Quero ver esta situação definitivamente resolvida.

Eu não contratei a PT para depois passados 5 meses desistir do serviço, até fiquei bastante satisfeito inicialmente, mas não me podem obrigar a pagar menos, ou seja, reduzir o pacote, quando o que eu quis foi pagar mais por melhor! Tenho que reclamar!!! E vou reclamar, porque isto é inadmissivel, e a atitude da PT é arrogante, e não se preocupam minimamente com a satisfação do cliente, mas sim nas questões “pseudo-contratuais“.

Encontro-me ao dispor para fornecer toda a correspondencia enviada à PT, bem como dos extratos telefonicos que comprovam as inumeras diligencias que fiz no sentido da PT me repor a situação inicial!

Obrigado.

Queixa Meo

Queixa Meo

Nos finais de Março de 2010 fui contactado por um colaborador da PT para instalação do serviço MEO.

Apesar de ser já cliente de outro operador decidi aceitar a transferência, uma vez que me era proposta uma campanha de adesão que me faria beneficiar da isenção de pagamento da mensalidade durante 9 meses.

Em Julho de 2010 ao receber a factura constato que, ao invés do que estava à espera, me estava já a ser debitada a respectiva mensalidade.

Tentei via telefone e depois por escrito esclarecer a situação, tendo obtido em Agosto de 2010 a resposta de que não reunia as condições para beneficiar da campanha.

Uma vez que tinha feito tudo o que me pediam na adesão e aparentemente reunia as condições solicitei novamente esclarecimentos tendo sido informado que a não adesão à campanha se devera ao facto de a velocidade de internet contratada não ser a correcta.

Tentei por diversas vezes, via telefone e por escrito, corrigir esta situação, sem êxito, tendo sido informado que o contrato não poderia ser alterado
e que qualquer alteração implicaria o pagamento de penalizações contratuais.

Não satisfeito com estas explicações e achando que fora enganado comuniquei por escrito através de carta registada, em Setembro de 2010, a intenção de rescindir o contrato.

queixas meo

Apesar de reconhecerem por escrito que se tratara de um erro ou lapso do seu colaborador e já com o serviço desligado recebi recentemente um pedido de indemnização por incumprimento contratual.

Deixo desta forma o alerta contra uma empresa que para obter clientes utiliza todos os meios, campanhas e promoções mirabolantes, mentindo e enganando o cliente se for preciso – e que após reclamação assume que errou, pede desculpas, mas já que o cliente caiu no engodo tem de pagar a indemnização…

MEO É QUE NUNCA MAIS.

Nota: Aqui ficam outras Queixas MEO

meo cobra descontos efectuados no 2º ano de serviço

meo cobra descontos efectuados no 2º ano de serviço

Sobre a factura do mês de Dezembro 2010, está-me a ser debitado um “desconto de mensalidade meo”, acrescendo à minha factura um valor de 5,4€. Em primeiro lugar se é um desconto deveria ser creditado.

Durante o ano de 2010 usufrui de um desconto promocional que foi creditado sobre o valor tabelado a pagar pelo serviço.

Como é compreensível esse desconto promocional terminou e a não ter lugar, não faz qualquer sentido ser debitado, porque o valor da mensalidade do serviço está efectivamente expresso e tabelado tal como é cobrado (48,99€ de acordo com o novo tarifário em vigor, anunciado em Dezembro de 2010).

Desta forma é de todo incompreensível que me estejam a cobrar um desconto que deixaram de o fazer, e que agora, para além de não o fazerem ainda o acrescem ao valor a pagar tabelado.

Isto é um completo absurdo. Mas afinal para que servem os preços tabelados??

queixas meo

Serviço MEO PT-instalação

Serviço MEO PT

Exmos. Srs.,

Sou cliente do serviço MEO da PT com o número de instalação 20105169137,a qual estava marcada para dia 11/12/2010 entre as 9:30 e as 10:30.

A Instalação confirmada ontem, dia 10/12/2010, através de contacto telefónico desde o número 800208344 às 14:25 e confirmada posteriormente via SMS às 15:11.

É imcompreensível que depois de todas estas confirmações:

1) por volta das 10:30 não tenha chegado ninguém;
2) Tenha ligado pelas 10:35 para o número 800208344 e tenha sido informado que a instalação estava marcada para as 14:00
3) Tenha solicitado falar com o supervisor -indicando-me tratar-se do Sr. Roberto Teixeira- tendo este Sr dado a informação que no “sistema” a hora indicada seria às 14h, duvidando da veracidade do contactado pelo número 800208344
5) Tenha eu sido impossibilitado de acompanhar os meus filhos a uma ante-estreia de um filme
6) Tenha desmarcado outros compromissos igualmente importantes

Não me parece ser a melhor forma de tratar um novo cliente, sendo que este escolheu um novo serviço por estar descontente com o que tinha anteriormente, nem me parece
uma boa maneira de iniciar um contrato de 24 meses.

Agradeço que, face ao exposto, a situação seja devidamente esclarecida por parte da MEO.

Melhores cumprimentos,

Jorge Cerqueira da Motta

Pagina 1 of 212