Scam Francis Lucas

Tentaram-me comprar um artigo que eu tinha a venda em www.olx.pt.

Um inviduo com nome de Francis Lucas e email f.lucas00011@gmail.com dizendo ser ingles residente em Portugal, disse que me faria uma transferencia bancaria e para eu enviar o artigo para a seguinte morada:

Francisco José Ferreira Carneiro

Rua Adelino Amaro da Costa, 261

4780-061 Areias – Santo Tirso

Portugal

Ele alegava estar fora do país e portanto nao poderia ser entregue em mao tendo eu de enviar o artigo para a morada indicada, dizendo ser um amigo dele.

Recebi um email de confirmaçao de transferencia do citibank com sede em Londres no valor de 260€ de um site citi.account@account.com . Como achei a situaçao muito estranha liguei para o Citibank em Portugal e eles disseram me para nao aceitar nada disso que era Scam.

Venho por este meio denunciar o esquema de fraude deste individuo.

Obrigado,

Filipe Alves

Twitter Digg Delicious Stumbleupon Technorati Facebook


9 Comentários para “Scam Francis Lucas”

  1. Vânia Pardal diz:

    Pois… quase que caí nesse esquema, mas felizmente pareceu-me tudo tão estranho que acabei por desistir a meio do processo. Comigo aconteceu assim:
    Coloquei um anúncio a vender um telemóvel, já não me lembro em que site, mas foi do género do olx.

    Fui contactada por um estrangeiro de nome John Tatham, que me enviou o seguinte e-mail:

    Hi thank you for your response to my question … I Are you ready for
    business? I am Mr John Tatham,I am working on the sea in the United
    Kingdom and always busy.I am new .. in the online transaction A friend of
    mine gave me this AD website and assure me that all vendors are here
    and reliable honest.i am willing to buy and pay for your item. I want
    to buy it for my cousin,who study Wide Animal Research in Africa
    country.I will be responsible for the costs and shipping costs ..
    Payment would be made by bank to bank transfer or pay pal.
    Here is my cosine following address:

    Depois eu disse que só lhe enviaria o telemóvel mediante envio de comprovativo bancário.
    Ele resdeu dizendo que já tinha feito a transferência e que era política do citi Bank proteger os seus utilizadores exigindo o envio do equipamento para o comprador antes do dinheiro estar disponível na conta do utilizador, depois deveria enviar um comprovativo dos CTT para o citi bank e que eles transferiam o dinheiro para a minha conta.

    Disse que não tinha sido nada disso o que tínhamos combinado e que não enviaria nada até ver o dinheiro na conta. Ao que ele me respondeu que já tinha feito o depósito e que transferências internacionais não são devolvidas. Recebi, inclusivamente, um e-mail, supostamente do banco, a confirmar a informação (com logos do citi bank e tudo!!)

    Enviei um e-mail para o city bank expondo a situação e enviado toda a documentação e e-mails que troquei. Eles informaram que não tinham conhecimento de nada e que seria uma suposta fraude. Eis o e-mail do banco:

    Hi,

    Thank you for forwarding this email.

    Firstly, please be informed that the information provided on the email regarding Citibank is incorrect and you should treat it as fraudulent.

    Citibank has nothing to do with such SCAMS, which unfortunately are very common. With the advancements in technology today, fraudsters are equipped to copy or impersonate information, such as our Logo and contact details to trick people to believe that these emails were sent from Citibank, which again is not.

    These fraudsters use emails as a source of communication to send this information which can be very difficult to trace.

    If you have divulged personal information in a reply to such emails we recommend that you contact your bank. If you have suffered a financial loss then please contact the police in your area.
    We fully co-operate with the authorities to help with any criminal investigations that may ensue.

    For further information on Internet scams see points 1 and 2 on: http://www.citibank.co.uk/personal/banking/customerinfo/otherinformation/spoofemail/report.htm

    Regards,

    Fiquei revoltada mas feliz por não ter caído no esquema e quero divulgar ao máximo de pessoas possível.

  2. Nallie diz:

    ai o filho da mãe.. também entrou em contacto comigo, e recebi o tal email (que até estava no lixo electrónico) do citibank a dizer que a transferencia só será realizada depois de enviar o produto. lol A mim não me enganava, mas aposto que a muita gente sim…

  3. Bruno diz:

    Boa noite, eu infelizmente cai nesse esquema. Pena só ter confirmado com o citi bank depois de ter feito a transferência. Efectuei a venda de um artigo pelo Olx, com morada de entrega de Santo Tirso e enviei o numero de objecto, em resposta ao email que recebi do “CitiBank”, para libertar o valor de 110 euros. Ninguém fez o levantamento da encomenda e recebi um email do banco a dizer que era preciso mais 190 euros. Pensando eu que era algo fidedigno, fiz a transferência, mas para esta pessoa:
    (Talvez novidade)

    First Name : Olusegun
    Last Name : Odunayo
    Address: # 21, Oderinde Street, Oremeji Mokola,
    City : Ibadan.
    State : Oyo State.
    Country: Nigeria.
    ZipCode: 23402.

    Agora Nigéria????
    É feito o levantamento do dinheiro, que enviei por Western union, qual o meu espanto quando recebo um novo mail do “banco”, a solicitar 3000euros, pois houve um engano na digitalização do valor e, em vez de o senhor Francis Lucas introduzir 300 euros, introduziu 3000 euros. Envio o mail ao FL, quando recebo uma notificaçao do hotmail, a dizer que o email f.lucas00011@gmail.com e f.lucas00011@hotmail.com estavam desactivados. Finalmente bati com a cabeça na parede e chamei-me de idiota. Ainda tentei obter mais informações e solicitar a devoluçao dos 190 euros, apesar de a conversa deste senhor ser sempre de que são politicas do banco e nada de devolução.

    Irei apresentar uma queixa à PJ, pois isto está a passar-se neste momento e,penso que tenho algumas informações que podem ser importantes, tal como a operação de transferência dos 190 euros que fiz, ao qual foi necessário uma assinatura para levantar o dinheiro (penso eu :)), bem como o próprio método utilizados por este burlão.

    Alguma dica/opinião de forma a que possa dar melhor seguimento a isto, via jurídica?

    Cumprimentos

  4. João diz:

    Também caí na asneira de enviar um portatil para a morada da povoa.
    No entanto já lá fui recuperá-lo. Trata-se de uma oficina de automoveis que aparenta nada ter a ver com a burla.
    Todavia apresentei queixa e pretendo juntar mais informações acerca deste francis lucas para apresentare m tribunal. Alguém sabe o seu nib?

  5. João diz:

    Aconteceu-me o mesmo. Não caí no erro de enviar quantia alguma mas no início acreditei e acabei por enviar o produto que estava a vender para a morada que é igual à referida pela Margarida:
    ALFREDO MANUEL GONÇALVES SOARES
    > Rua da estrada velha 116 a -4490
    > BEIRIZ-POVOA DE VARZIM
    > Portugal
    Alguém também enviou? Foram lá recuperar?
    Tenciono ir lá amanhã pois acredito que a pessoa em causa não tenha nada a ver, no entanto apresentei queixa pelo que será chamada a tribunal em breve.
    Alguém tem mais alguma informação deste indivíduo? Nº de conta? Dava jeito ter o máximo de informação para apresentar em tribunal.
    Obrigado.

  6. anonimo diz:

    Obrigado esse mesmo individuo com o mesmo email tentou burlar-me também hoje.
    Atençao que o mail e a quantia são sempre iguais!

  7. Margarida diz:

    Também fui contactada por esse individuo, e a história é a mesma, mas desta vez deu o seguinte nome e morada:

    ALFREDO MANUEL GONÇALVES SOARES
    > Rua da estrada velha 116 a -4490
    > BEIRIZ-POVOA DE VARZIM
    > Portugal.

  8. MF diz:

    Infelizmente também fui contactado por esse ‘senhor’, devido a um anúncio que tenho no OLX. Mas ao duvidar, pesquisei no Google e encontrei esta “queixa”, que me ajudou a não cometer nenhuma parvoeira.
    Apelo a todos que vale sempre a pena perder um pouco de tempo e divulgar este tipo de situações. Se não fosse o comentário do Filipe Alves, provavelmente várias pessoas incluindo eu, estaríamos a entrar numa linha de burla que poderá trazer consequências graves e certamente de difícil recuperação.

  9. pedro diz:

    Confirmo. Também fui contactado por este cromo que pensa que engana alguém. Que cambada de parasitas da sociedade, também deve passar o dia em casa a comer do rendimento mínimo.

Deixa um comentário