Reclamação à ASUS Ibérica

Tenho um portátil ASUS G53J, desde Fevereiro. Passado um mês e tanto o disco rígido avariou-se. Situação em que aparece ecrã azul, reinicia o sistema, e o disco rígido deixa de ser detectado ficando assim sem poder entrar no sistema operativo (sem boot).

Telefonei para a ASUS Ibérica a comunicar o sucedido e uns dias depois o portátil foi enviado para os serviços de reparação da ASUS, pois ainda se encontrava na garantia.

Passado uns dias o portátil é devolvido e relatório de reparação descreve que foi substituído o disco rígido.

Um ou dois meses depois acontece exatamente o mesmo, a acompanhar uma anomalia no touchpad, que se agravou gradualmente até lá.

Descrição: quando apenas se arrasta o dedo funciona bem, mas é necessário levantar o dedo sucessivas vezes e coloca-lo em contacto com o touchpad para o cursos ter a trajectória desejada, como se sabe. Ora, quando o dedo volta a ter contacto com o touchpad, o cursor salta para outro sitio, no ecrã, não desejado.

Faço exatamente o mesmo que a primeira vez, queixando-me do touchpad, adicionalmente. Operador desta vez diz que vão fazer um diagnóstico mais intensivo, dado que é a segunda vez que acontece.

O portátil é devolvido e relatório de reparação descreve que foi substituído o disco rígido e o touchpad.

Umas semanas depois o sistema “crasha”, fica parado durante alguns segundos, não dá ecrã azul, mas reinicia, e o disco não é encontrado. Desta vez, se desligar o portátil no botão e voltar a ligar ele inicia o sistema operativo. Isto aconteceu 4 vezes, alturas em que estava com algumas aplicações abertas, outras apenas com um jogo de FPS muito exigente a nível de gráficos.

Telefonei pela terceira vez para a ASUS Ibérica a comunicar todo o historial deste portátil e operador muito normalmente manda-me preencher normalmente um pedido de reparação (não seria óbvio que deveria ser feira uma reclamação?).

Disse-lhe que queria um portátil novo e mando-me enviar um e-mail para os serviços de reclamação da ASUS, pois não dá para comunicar por telefone (Será que também tenho de enviar uma carta bem selada?).

Enviei um e-mail sucinto para os serviços de reclamações da ASUS a explicar toda a situação e que deveria ter direito a um portátil novo. Responderam-me que tinham conhecimento do historial do portátil e para eu o enviar da mesma forma que enviei nas outras vezes. Iam analisar a situação e resolver o problema da melhor forma possível para o cliente.

Uns dias depois é-me devolvido o portátil, apenas com reparação do touchpad.

A sério que me devolvem um portátil de 1500€, sem comunicar comigo que não é possível satisfazer a minha reclamação, sem me explicar porquê, depois dum historial destes?

É uma questão de tempo até que o sistema volte a “crashar”, pois o portátil está igual. Ou a substituição do touchpad resolveu o problema?

Sou aluno de engenharia electrotécnica, tenho imensos trabalhos que fazem uso do portátil e estou constantemente a ser prejudicado com perda de dados e de tempo.

Quantas mais vezes vou ter de me submeter a isto? Que direitos tenho?

António Eleutério